Destino, atuação e avaliação dos egressos do Programa em relação à formação recebida.
Em dez anos de existência, titulamos um total de 157 mestres, 72 doutores e 13 pós-doutores com um tempo médio inferior ao previsto e com publicação resultante do desenvolvimento de seus projetos seja na forma de artigos ou de patentes. Em uma visão mais específica do nosso programa de pós-graduação, no que tange o egresso do curso de Mestrado do PPBI, visamos à formação e qualificação do profissional para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa, identificação e desenvolvimento de moléculas ativas e o estudo de sistemas de interesse biológico e médico. Neste curso, o egresso, após ter a oportunidade de permear metodologias e abordagens clássicas, contemporâneas e atuais, mantendo sempre uma visão sistêmica dos organismos envolvidos, pode realizar a pesquisa demandada pela questão que se apresenta, considerando ainda a divulgação cientifica do conhecimento gerado nos ambientes acadêmicos e industriais/empresariais. De modo complementar, o doutor formado no PPBI estará capacitado para executar estudos que poderão abranger desde a obtenção de produtos bioativos e avaliação biológica nas suas diferentes possibilidades, até a aplicação de novas tecnologias e do conhecimento gerado, com estudos sistemáticos, estando capacitado tanto para a geração quanto para a transmissão de conhecimentos nas áreas de Ciências e Biotecnologia. Sendo assim, os egressos dos Cursos de Mestrado e Doutorado e os pós-doutores do PPBI são formados para atuar na pesquisa e docência em níveis acadêmicos e empresariais/industriais, capazes de promover o desenvolvimento científico e tecnológico na área de Ciências e Biotecnologia, o que inclui o desenvolvimento de habilidades e aptidões para:
a) Trabalhar com seriedade, responsabilidade e ética em termos de temática e de competências;
b) Ser capaz de se manter atualizado, inclusive utilizando novas ferramentas, reconhecendo as fontes locais para sua atualização.
c) Mobilizar recursos em diferentes línguas, nas formas oral e escrita, nos seus diferentes registros e variedades em termos de estrutura e aplicações na área (ex: apresentações, resumos, artigos e patentes) de modo contextualizado e aplicado aos ambientes acadêmico e empresarial.
d) Trabalhar em equipe com gestão criativa e sustentável, demonstrada pela criação de novo conhecimento validada pela obtenção de patentes e/ou por publicações em bons veículos científicos.
e) Refletir analítica e criticamente sobre os processos de divulgação e de ensino e aprendizagem da Biotecnologia;
f) Integrar o ensino e a pesquisa simultânea e continuamente visando à formação com uma perspectiva científico-humanística, considerando inclusive os indivíduos com necessidades especiais.
g) Apresentar uma formação acadêmica de alta qualidade em sintonia com as diretrizes nacionais de desenvolvimento científico e tecnológico do país em especial na compreensão dos sistemas biológicos com uma visão aplicada, sem perder a perspectiva do todo, participando no crescente aumento da demanda qualificada nesses campos.
Outrossim, os nossos egressos são profissionais qualificados a atuar no desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas em universidades, empresas, organizações governamentais e indústrias, com possibilidade de atuação também na docência de nível superior, visto a ênfase na Inter/Multidisciplinaridade, no treinamento científico crítico, na qualificação do conteúdo e na busca persistente de excelência acadêmica, alinhados com a missão aplicada do Programa de pós-graduação.
A preparação dos mestrandos, doutorandos e pós-doutores no PPBI-UFF não ignora a demanda do mercado de trabalho na área biológica e biotecnológica pelo profissional qualificado, que tem sido de interesse das empresas, devido ao espírito crítico adquirido e sua capacidade de gerar respostas a questões novas que surgem de forma premente e contínua nesse espaço de atuação. Assim, formamos profissionais diferenciados, com uma perspectiva ampla e alinhada com a aplicabilidade do conhecimento, levando em consideração sempre a formação e a divulgação de modo inclusivo à sociedade. Integramos e incluímos dentro deste contexto acadêmico, os indivíduos com necessidades educacionais especiais (ex: deficientes visuais e indivíduos com altas habilidades), tendo atendido alunos com deficiência e/ou síndromes sempre com qualidade acadêmica, tendo formado a primeira doutora autista em Ciências e Biotecnologia do País.
Uma das metas de nosso programa tem sido continuamente contribuir e interferir de forma positiva na cadeia produtiva de empresas que estejam diretamente (ex: Baktron, Instituto Vital Brazil e Biosys/Kovalent) e/ou indiretamente relacionadas a área de Ciências e Biotecnologia (ex: empresas na área de direito e patentes como a LicksAttorneys) desta e de outras regiões do país (ex: Blau Farmacêutica – São Paulo). Para atingir essa meta, temos formado um profissional pós-graduado com competências Interdisciplinares nas áreas mais aplicadas à tecnologia e inovação e com uma visão profissional mais abrangente, espírito crítico e capacidade de gerar respostas a questões novas que surgem de forma premente e contínua nesses espaços estratégicos de atuação. Essa formação interdisciplinar tem feito com que empresas tenham procurado o nosso programa para suprir sua demanda por recursos humanos qualificados, para indicação de profissionais que possam compor os diferentes setores de sua rede empresarial. Assim, com uma alta taxa de inserção neste setor de mais de 80% para aqueles alunos que escolhem realizar a disciplina de estágio empresarial nas empresas parceiras, os profissionais que formamos tem sido contratados após a conclusão de sua pós-graduação, para trabalhar em ambientes que incluem não só universidades nacionais e internacionais (ex: Estados Unidos e Eslováquia), Institutos de pesquisa (Instituto 1R) e empresas internacionais (ex: LicksAttorneys), incluindo também empresas que atuam em nível regional (ex: Baktron) e nacional (ex: Biosys).
Visando contribuir para a atualização da sua formação profissional e permitir um eficiente levantamento dos dados relativos à sua atuação no mercado de trabalho e inserção social, mantemos contato permanente com nossos egressos através de sua participação contínua em eventos (palestras, mesas redondas, jornadas de iniciação científica etc.), bancas de avaliação, qualificação e conclusão e, disciplinas ministradas pelo programa. A partir de 2020 e como jornada preparatória para os eventos relativos aos 10 anos de fundação de nosso programa, planejamos eventos acadêmicos (ex: workshop semestral) em que estejam previstas atividades que envolvam o relato pelos egressos sobre sua atuação profissional e o incentivo a mecanismos que estimulem sua conexão ao nosso programa por integração as nossas redes interdisciplinares de projetos de pesquisa científica. Mais de 60% dos egressos têm atuação expressiva em órgãos da administração pública, cerca de 30% em entidades empresariais e 10% em ONGs. Também temos cerca de 10% dos egressos atuando como membros superiores e dirigentes do poder público; 6% como professores do ensino básico; 4% como pesquisadores e profissionais policientíficos e na mesma proporção como técnicos. Assim, os profissionais formados pelo PPBI têm contribuído majoritariamente para atividades de educação, administração pública, saúde e serviços sociais. Metade dos egressos formados pelo Programa adquiriram vínculo como estatutário, cerca de 40% como CLT e aproximadamente 10% na condição de contratados. A passagem pelo Programa tem um impacto positivo no salário em 90% de nossos egressos. Os nossos egressos do curso de mestrado têm, em sua maioria, escolhido a continuação de sua formação acadêmica, prosseguindo para o doutoramento seja em nosso ou outros programas correlatos. Alguns egressos de nível mestrado tem se colocado no mercado de trabalho com atividades do campo da biotecnologia, incluindo contratações no Banco de Células do Estado do Rio de Janeiro, na Empresa Biosys, ou no Laboratório Multiusuário de Nanociências e Nanotecnologia. Dentre os egressos que escolheram não prosseguir com o doutoramento, alguns estão atuando como técnicos qualificados em universidades (ex: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e empresas biotecnológicas (ex: PESAGRO e Instituto Vital Brazil), seja de forma permanente ou temporária. Dentre os doutores formados, diferentes destinos têm sido observados na continuidade de suas carreiras profissionais. Muitos dos doutores da linha 3 são professores em nível de graduação e/ou ensino médio, e tem retornado ao seu meio profissional com o perfil mais qualificado. Nas três linhas, quantidade considerável de doutores tem se inserido em programas de pós-doutoramento nessa ou em outras universidades, ou estão fazendo provas para professores-adjunto no presente momento. Temos doutores egressos que integram hoje o quadro de professores permanentes da Universidade, bem como contratados por empresas de Biotecnologia, especialmente como resultado do programa de estágio/inserção em Empresas de nosso Programa (Licks Attorneys, Baktron, Biosys). Ainda, temos egressos envolvidos com a criação de start-ups (Magia da Mata LTDA), e na criação de Organizações científicas não-governamentais (Instituto 1R http://instituto1r.org/) além daqueles que foram absorvidos por universidades estrangeiras como a Dra. Camilly Pestana na Universidade da Flórida em Orlando e da Dra Isabellle Mazza, University of Zilina, na Eslováquia. Um melhor acompanhamento de nossos egressos, ainda é uma meta a se atingir a médio prazo, tendo em vista de que não existe obrigatoriedade dos ex-alunos em informar seu destino e vida profissional no presente momento. Como um dos componentes principais desse objetivo consideramos os Workshops de Egressos do PPBI, cuja primeira edição realizada em maio de 2021 está anteriormente descrita nos itens e resultados de nosso processo de autoavaliação. De acordo com nosso último levantamento sobre os destinos específicos de nossos egressos, realizado no escopo do I Workshop de Egressos do PPBI, de um total de 216 egressos:
1- 92 (43%) atuam profissionalmente em atividades diretamente relativas à sua formação no PPBI (Áreas acadêmica, tecnológica, setor produtivo e empresarial, ensino e educação)
2- 86 (40%) estão dando continuidade a titulação no mestrado, desenvolvendo teses de doutorado no PPBI ou outros programas de Pós-Graduação
3- 20 (9%) estão em pós-doutorado em instituições de ensino e/ou pesquisa
4- 9 (4%) exercem atividades profissionais em áreas alheias a de formação no PPBI
Qualidade da produção intelectual de discentes e egressos.
A qualidade da produção intelectual (acadêmica e técnica) de nossos discentes e egressos é claramente observada pelo nível de Qualis atingido (A) assim como patentes e registros submetidos, especialmente com a reestruturação do novo corpo docente, que tem prezado pela participação dos alunos nos artigos, publicações, patentes e divulgações científicas. Como parte dos processos de autoavaliação e melhor adequação a área interdisciplinar, reestruturamos nossas linhas de pesquisas e projetos de forma a permitir que sua integração ocorra de forma mais bem distribuída e menos concentrada em alguns pesquisadores. Pretendemos um fortalecimento da qualificação de nossos alunos e egressos com oferecimento de um conjunto de disciplinas que possam atender melhor a uma formação pedagógica interdisciplinar que pressuponha trocas teóricas e metodológicas entre as diferentes áreas de conhecimento integradas em nosso programa. Com isso visamos um aumento da uma produção cientifica e tecnológica com busca persistente de excelência acadêmica.
Acompanhamento de Egressos
Um grupo de trabalho vinculado à Comissão de Autoavaliação trabalha anualmente no levantamento de dados de acompanhamento/rastreio do fluxo e destino de egressos do curso. Esses dados alimentam uma planilha compartilhada utilizada pela Comissão para gerar avaliações do sucesso do Programa no atendimento ao setor produtivo e inserção e mercado do corpo discente. Esse GT conta preferencialmente com a participação de pós-doutorandos e de egressos mais próximos do Programa. Esse primeiro levantamento já nos permitiu a organização do I Workshop dos Egressos do PPBI em 17/05/2021 com uma comissão organizadora composta exclusivamente por egressos do programa, incluindo apoio na organização e apresentação de palestras ministradas por egressos. O Cadastro de 2021 conseguiu recuperar dados de 96% dos 216 egressos do curso desde 2011, dos quais que 44% atuam profissionalmente em atividades diretamente relativas à sua formação no PPBI (Áreas acadêmica, tecnológica, setor produtivo e empresarial, ensino e educação) e mais 52% estão dando continuidade à sua formação acadêmica, incluindo doutorado e pós-doutorado
Esse levantamento de dados de acompanhamento/rastreio do fluxo e destino de egressos mostrou resultados que ainda serão analisados de forma mais detalhada. Contudo pôde-se observar no gráfico a seguir que temos a inserção de nossos egressos em diferentes postos de trabalho, que demandam uma qualidade de formação profissional que se coaduna com a atividade de formação de recursos humanos por nossa pós. No ano de 2020 iniciou-se o planejamento para execução do I Encontro dos Egressos do PPBI que já foi executado no ano de 2021, havendo relatos e trocas profícuas de experiência entre alunos e egressos participantes. Os eventos Encontro dos Egressos do PPBI continuarão a ocorrer de forma anua a partir de sua primeira edição.