O Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia (PPBI) visa a formação e qualificação do profissional para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa, identificação e desenvolvimento de moléculas ativas e/ou o estudo de sistemas de interesse biológico, médico e biotecnológico.
Neste curso, o profissional terá a oportunidade de permear metodologias e abordagens clássicas, contemporâneas e atuais, mantendo sempre uma visão sistêmica dos organismos envolvidos, podendo ainda auxiliar na perspectiva da divulgação cientifica do conhecimento gerado.
O mestrado acadêmico do PPBI tem por objetivo integrar o aluno na área de pesquisa aplicada com a execução de um projeto supervisionado e interpretação dos resultados obtidos, para que este adquira, ao final do curso, a capacidade de desenvolver um trabalho autônomo. O referido trabalho caracteriza-se pela busca e sistematização da literatura existente sobre o tema tratado e pela capacidade de utilização dos métodos e técnicas atuais de investigação científica e tecnológica e sua aplicação de forma criativa.
A capacidade de redação de textos científicos deverá ser evidenciada, não só pela escrita da dissertação de mestrado e resumos de congressos, mas também pela publicação ou submissão de artigo(s) durante o curso. A dissertação será um documento que apresentará o resultado de um trabalho experimental de tema único e bem delimitado em sua extensão, com objetivos principais de reunir, analisar e interpretar informações, evidenciando assim o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do mestrando.
O mestrado acadêmico do PPBI é considerado uma preparação para a pesquisa com um nível de maior complexidade e uma etapa em direção ao doutorado e ao aprimoramento acadêmico. O público alvo do curso de mestrado são os portadores de diploma de curso superior nas áreas de biologia, biomedicina, farmácia, saúde e áreas correlatas que se interessem pelas perspectivas biológica e biotecnológica do conhecimento na forma aplicada. Esse perfil de aluno permite a participação no Programa de Pós-Graduação com foco nos diferentes níveis de interações (moleculares, celulares e sistêmicas) vinculado a linhas de pesquisa ativas e produtivas.
A Minuta do Mestrado e o Regimento do PPBI
A minuta do curso de mestrado mostra as disciplinas, carga horária e créditos necessários para conclusão e obtenção da titulação, enquanto o regimento do programa, que foi elaborado seguindo as regras institucionais da Universidade Federal Fluminense e da CAPES apresenta todas as regras que determinam o funcionamento de ambos os cursos de mestrado e doutorado do programa (Anexo abaixo).
Apoio Financeiro e Bolsas
Contamos com o apoio e bolsas das fundações/instituições brasileiras CAPES, CNPq, FAPERJ e UFF, e também estamos incluídos no programa Ciência sem Fronteiras da CAPES. Atualmente, nossos pesquisadores também possuem financiamentos internacionais, subsídios e bolsas de estudos individuais.As bolsas são distribuídas de acordo com o regulamento de bolsas do PPBI definido pelo comitê de bolsas do programa (Anexo abaixo).
Produção Científica do Curso
Nossa produção científica na forma de dissertações, artigos e patentes está disponível para a sociedade como solicitado pelos órgãos de fomento (CAPES, FAPERJ e CNPq).
DOWNLOADS
Informações sobre a seleção em http://biotec.uff.br/admissao