Criado em 2010, o PPBI surgiu com o nome inicial de Programa de Pós-graduação em Biologia das Interações (PPBI) na área de Ciências Biológicas – I da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo como objetivo a formação de pesquisadores-docentes de alta qualidade científica (Mestrado e Doutorado), que compreendessem os níveis moleculares, celulares e sistêmicos dos processos biológicos, com uma visão holística e pluridisciplinar das diversas áreas da Biologia (ex: Genética, Biologia Celular e Molecular, Biologia Geral e Biologia Computacional). Este profissional deveria ainda identificar as interconexões com outras áreas, como a de ensino e divulgação de ciências (ex: Produção de materiais didáticos inclusivos e Divulgação científica). Detectando sua identidade com o perfil aplicado da área de Biotecnologia, o PPBI solicitou a mudança para a área de Biotecnologia em 2012, modificando também seu nome, sendo denominado então de Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia (PPBI). O programa ainda mantém sua visão holística e pluridisciplinar original, mas procurando agora contribuir com seu conhecimento e expertise para o desenvolvimento da área de Biotecnologia. Assim os profissionais formados no PPBI são capacitados a desenvolverem projetos empreendedores, inovadores e aplicados, adequados às necessidades e possibilidades de pesquisa e divulgação na área de Ciências e Biotecnologia no país. Além das aulas formais e das disciplinas obrigatórias, a formação inclui atividades voltadas à pesquisa e ao ensino, com seminários semanais de trabalhos em andamento, conferências, preparação de cursos, produtos e patentes e redação de artigos para serem publicados em revistas científicas, que auxiliem na divulgação de nossas atividades e deem acesso ao conhecimento gerado nesta pós-graduação como definido pelo nosso regimento.
PPBI – Infraestrutura Nosso programa é composto de mais de 30 laboratórios e instalações multiusuários, incluindo biotério, centrais de análise cromatográfica e de esterilização, além de diversos equipamentos e tecnologia necessários para o desenvolvimento de pesquisas com interface com a virologia, bioquímica, bioinformática, biologia celular, microbiologia aplicada, parasitologia, farmacologia e pesquisa clínica, entre outras áreas abrangendo a Ciências e a Biotecnologia. O conhecimento profissional/acadêmico e recursos tecnológicos de PPBI estão disponíveis para colaborações, formação de recursos humanos nas áreas de Ciências e Biotecnologia e serviços de consultoria.
PPBI – Colaborações Nacionais e Internacionais e Relação com indústrias e empresas O Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia (PPBI) proporciona aos seus alunos a oportunidade de conhecer o padrão de pesquisa de outros centros de excelência no Brasil e no mundo. Desta forma, o nosso profissional terá a oportunidade de ter contato com metodologias e abordagens contemporâneas e atuais, a partir do que há de mais moderno na ciência, desde o mestrado (Sanduíche Nacional) e principalmente no período do doutorado (Doutorado Sandwich). Países como Portugal, França, Itália, Reino Unido, Colômbia, Estados Unidos, além de outros fazem parte da lista de colaboradores internacionais, bem como as empresas nacionais PlastLabor e Biosys e Instituições públicas como a Emprapa e a Fiocruz estão incluídas nas colaborações Nacionais. O PPBI tem várias colaborações e está aberto para receber propostas de projetos colaborativos em parceria com instituições, empresas e indústrias, garantindo sempre a proteção de dados e direitos de registro e patentes. Para mais informações sobre o nosso programa de pós-graduação, parcerias, consultoria ou cursos, entre em contato com a nossa coordenação.
PPBI e Divulgação Científica O PPBI também contribui com o ensino e difusão da ciência, uma vez que apresenta uma linha de pesquisa específica envolvendo Popularização da Ciência e Biotecnologia. Além disso, a perspectiva da Educação Inclusiva também é considerada pela produção de materiais e tecnologias didáticas sobre temas da área para os alunos com necessidades especiais, incluindo aqueles com deficiência auditiva e/ou visual ou crianças e jovens com altas habilidades/superdotação. Veja nossas atividades no facebook.
PPBI – Estrutura Pedagógica O Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia (PPBI) oferece titulação nos níveis de mestrado e doutorado. O programa apresenta diferentes projetos que gera um núcleo de pesquisa baseado na compreensão e aplicação do conhecimento sobre as interações de diferentes níveis (molecular, celular e sistêmico) que constituem os diferentes organismos, formando profissionais com uma perspectiva ampla e alinhada com a aplicabilidade do conhecimento na area de ciências e biotecnologia. A biotecnologia é um campo multi e interdisciplinar que exige diferentes habilidades do pesquisador, incluindo maior eficiência e produtividade em sua área. Assim, a formação de novos Mestres e Doutores em nosso programa se mantem em foco neste contexto. Nosso programa tem uma única área: Interações moleculares, celulares e sistêmica dos processos biológicos e biotecnológicos, dividido em três linhas de pesquisa (1-Identificação de novos protótipos e moléculas bioativas de importância em sistemas biológicos e biotecnológicos , 2-Análise molecular, celular e / ou sistêmica de processos biológicos e biotecnológicos; 3-Análise, Avaliação e Desenvolvimento de Novas Estratégias de ensino-aprendizagem de Ciências e Biotecnologia). O PPBI visa formar pesquisadores capazes de compreender, de uma forma única, a importância das interações que forma os seres vivos e seus processos biológicos em três diferentes níveis (molecular, celular e sistêmico), com uma visão aplicada, biotecnológica e multidisciplinar envolvendo diversas áreas da biologia (por exemplo, Genética , Biologia Celular e Biologia Molecular e Computacional), com interligações com outras áreas, como a de ensino. As palavras de Leonardo da Vinci “… Perceba que tudo se conecta a tudo …” resume o objetivo do programa. O PPBI usa a capacidade institucional em termos de disponibilidade de professores e infra-estrutura para a formação de pesquisadores de qualidade, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento direto de nossa instituição e da sociedade. O Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia tem ainda ações efetivas destinadas a: a) promover a educação e pesquisa que pode impulsionar o desenvolvimento da ciência, tecnologia e informação, tanto no Estado do Rio de Janeiro como em nível mundial e b) trabalhar em áreas estratégicas com geração e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos que vão desde a pesquisa básica até áreas aplicadas como a nanotecnologia ea produção de biomateriais. O PPBI foi concebido de acordo com o programa de Pós-Graduação nacional estabelecido pelo MEC e os objetivos de nossa universidade. Tem como um de seus objetivos apoiar o desenvolvimento quantitativo e qualitativo da produção acadêmico-científica de um grupo integrado de pesquisadores em torno de um objetivo comum. Com uma cultura baseada em resultados, artigos, produtos e patentes, este novo programa tem os seguintes objetivos:
- Qualificar os profissionais de diferentes localidades regionais em diferentes níveis de compreensão das interações presentes em organismos vivos para suprir a falta de recursos humanos especializados nesta perspectiva aplicada de análise;
- Formar professores para elevar a qualidade do ensino de graduação em ciências e biotecnologia, possibilitando a formação de profissionais técnicos e científicos para o design, planejamento, desenvolvimento operacional e monitoramento dos projetos que visam disseminar a biologia e conservação, uso sustentável e manipulação de recursos biológicos naturais compreensão das características moleculares, celulares e sistêmicos dessas organizações.
Os graduados deste programa serão treinados para desenvolver projetos inovadores e aplicados, adequado às necessidades e possibilidades de pesquisa e ensino de biologia e biotecnologia no país, para o desenvolvimento real da região. O Processo de formação inclui, além das aulas formais e disciplinas obrigatórias, atividades orientadas em pesquisa e ensino, seminários semanais, conferências e elaboração de produtos e escrita de artigos para publicação em revistas científicas, auxiliando na divulgação de nossas atividades e dando acesso ao conhecimento gerado nesta pós-graduação. Eventos como Escola de verão, workshops e um fórum de estudantes também são atividades que são utilizadas para fortalecer as relações dos alunos com os docentes e com a sociedade.
O PPBI e a CAPES O nosso programa PPBI foi aprovado pela CAPES em 2010 com ambos os cursos (Mestrado e Doutorado), mudando de nome em 2012 e de área em 2012 (Biotecnologia) e em 2018 (Interdisciplinar). Conheça a nossa área Interdisciplinar na CAPES e o sistema de avaliação Qualis correspondente as publicações da área.
O PPBI e a Produção Científica Nossa produção científica na forma de dissertações, teses, artigos e patentes está disponível a sociedade como solicitado pelos órgãos de fomento (CAPES, FAPERJ e CNPq) no link teses e dissertações na página principal.