Instrumentos de Avaliação

A autoavaliação constitui um novo critério do processo avaliativo dos Programas de Pós-Graduação pela CAPES no presente quadriênio. Conforme o Relatório de 2019 do Grupo de Trabalho “Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação” da Capes, é apontado que se entende a finalidade dos programas de pós-graduação não somente como fonte produtora de conhecimento, mas também de uma formação discente de qualidade. Portanto, é necessário, em um processo avaliativo multidimensional, que essa dimensão seja percebida como um processo, autoavaliado de forma sistemática e contínua, assegurando aprofundamentos de qualidade e contextualização.

Em documentos anexos apresentamos a versão comentada do Plano de Avaliação e do Planejamento Estratégico do Programa de Pós-graduação em Ciências e Biotecnologia (PPBI) que tem sido realizado de forma contínua em nosso programa, em um processo fluído, dinâmico e com constante atualização e adequação, conforme seus resultados, servindo como guia para a gestão do Programa pela coordenação e pelo colegiado.  

            Historicamente, o PPBI foi criado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e se mantém em permanente processo de autoavaliação, desde sua criação em 2011, estando em acordo inclusive com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFF (ver relatórios sucupiras anteriores). Essa autoavaliação envolve importantes ferramentas e tem gerado diagnósticos preditivos, tendo ocorrido no período de consolidação sempre no formato qualitativo-reflexivo em reuniões de colegiado e em dois eventos semestrais concomitantes e voltados para tal, a saber o workshop interno que se encontra na sua XIX edição, bem como o Fórum de alunos, também na mesma edição por ocorrerem consecutivamente, bem como diálogos constantes com os corpos docentes e discentes. O programa tem seguido uma estratégia do tipo “pesquisa-ação” para esse processo de autoavaliação, no qual se acompanha as estratégias, que levam as mudanças, e realinhando-se e direcionando-se o percurso, de acordo com os resultados obtidos. Há que se ressaltar que, desde 2018, o Programa viveu a necessidade de aprofundamento de seu processo auto avaliativo, em consonância com o modelo multidimensional adotado pela CAPES. Tal arcabouço proposto chegou em um momento em que o Programa reconhecia a necessidade de uma profunda reestruturação, de modo a corresponder de forma mais estruturada e eficaz às demandas e especificidades de sua nova área de avaliação (Interdisciplinar), uma vez que muitas características de disciplinas, corpo docente, projetos e linhas ainda eram representativos do perfil da área da qual o curso migrou no início do quadriênio, a área 48 – Biotecnologia.

A autoavaliação pode ser definida como um processo avaliativo conceituado e autogerido pela comunidade acadêmica (docentes, discentes, egressos, técnicos e outros), que deve ser conduzida de forma sistemática no âmbito dos Programas de Pós-Graduação. Nessa perspectiva, a autoavaliação pode se configurar um elemento estratégico para a promoção de reconhecimento da corresponsabilidade e do compromisso com a qualidade do programa.

            Portanto, os documentos anexados organizam e apresentam na forma comentada o Plano de Autoavaliação do PPBI e o Planejamento Estratégico estruturado pelo colegiado do Programa a partir a partir do processo de autoavaliação, divulgando as estratégias apontadas pela Coordenação, Colegiado de Curso e Grupos de Trabalho (GTs) específicos para realizar diagnósticos e implementar mudanças e soluções cabíveis para a melhoria constante do serviço prestado pelo Programa como entidade de pesquisa e formação de pessoal altamente qualificado, mostrando ainda alguns resultados inerentes a realização deste processo.

Nosso plano tem por objetivo primário estabelecer as condições, ações e metodologias a serem aplicadas e analisadas continuamente para gerar um diagnóstico multidimensional do Programa de Pós-graduação em Ciências e Biotecnologia (PPBI), de modo a direcionar ações para melhoria da produtividade e qualidade do curso no cumprimento de sua missão.

Nesse sentido, vale registrar que os objetivos do Programa são:

– Qualificar os profissionais de diferentes localidades regionais em diferentes níveis de compreensão das interações presentes em organismos vivos para suprir a falta de recursos humanos especializados nesta perspectiva aplicada de análise; – Formar professores para elevar a qualidade do ensino de graduação em ciências e biotecnologia, possibilitando a formação de profissionais técnicos e científicos para o design, planejamento, desenvolvimento operacional e monitoramento dos projetos que visam disseminar a biologia e conservação, uso sustentável e manipulação de recursos biológicos naturais

Plano de Autoavaliação Programa de Ciências e Biotecnologia UFF

Planejamento Estratégico Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia

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